terça-feira, 14 de junho de 2011

SOBRE DUNS SCOT

 JOHN DUNS SCOT, Nasceu na Escócia por volta de 1270, faleceu prematuramente em 1308. Para Scot, a Fé, o Amor e a Ação tem maior importância para a salvação que a ciência. assim, as verdades da Fé não podem ser compreendidas  e nem demonstradas pela razão. Teologia e Filosofia  para ele são fundamentos diferentes. a Teologia seria uma disciplina que regula a conduta cristâ. com essas colocações ele tem posição oposta ao pensamento tomista. sobre Razão e Fé.

3 comentários:

  1. SCOT: APESAR DE VIDA PREMATURA NÃO MEDIU ESFORÇOS PARA ABREVIAR SEUS POSTULADOS TEOLÓGICOS.POR EXEMPLO:DEFENDIA QUE A METAFISÍCA NÃO PODE ALCANÇAR DEUS EM SI MESMO, O QUE É OBJETO DA TEOLOGIA, MAS TÃO-SOMENTE ENQUANTO DEUS É SER.SCOT, TALVEZ ASSIM, CONTRIBUI, CLARO, MAS ABRE UMA PROBLEMÁTICA JÁ, NA SUA ÉPOCA: O QUE SE DEVE FAZER PARA QUE A METAFÍSICA SEJA POSSÍVGEL?

    ResponderExcluir
  2. Esta questão: do que se pode conhecer pelo intelecto é bastante interessante.Tomás de Aquino compreende a ciência como cooperadora da teologia de maneira a substanciar certas convicções quanto as leis naturais que proporcionam uma credibilidade a outras que a razão não pode alcançar.

    ResponderExcluir
  3. Seria interessante colocar nessa breve aprensentação sobre o filosofo que para Scot a filosofia deveria deixar de ser uma serva da teologia, como vinha ocorrendo ao longo de toda a Idade Média e adquirir autonomia.Pois desta forma, daria uma melhor compreensão do texto em questão.

    ResponderExcluir